Dúvidas Frequentes


COMO FUNCIONAM OS CURSOS NO CECAP?

Oferecemos cursos presenciais, à distância (EAD) e híbridos. Nos cursos presenciais você contará com o apoio do professor ou do tutor educacional (para cursos pela plataforma Evolua). As aulas presenciais tem duração de 2 a 3 horas, dependendo do curso. Já as aulas pela plataforma Evolua são disponibilizadas 2 horas semanais. Você terá a comodidade de estudar do conforto do seu lar ou ainda contar com o suporte do nosso polo no ensino presencial. 

QUANTAS HORAS POSSO ESTUDAR POR SEMANA?
Você terá acesso a 2 horas semanais aos cursos da Plataforma CECAP-Evolua. Como oferecemos as modalidades presencial, EAD e Híbrido (EAD+Presencial), você aluno/responsável deverá escolher os horários que sejam melhor para poder estudar, seja em casa ou em nosso polo.

EM QUAL HORÁRIO POSSO FAZER AS AULAS?
Para maior comodidade, você poderá escolher um horário específico do dia para participar das aulas no método EAD (Ex: Terças e Quintas das 19:00 as 20:00), ou ainda escolher dias da semana em que poderá estudar em qualquer período do dia (Ex: Sexta o dia todo). Para as aulas presenciais, deverá escolher um dos horários disponíveis em nosso polo, mediante agendamento prévio. Vale ressaltar que os cursos disponibilizam 2horas de estudo semanais, equivalentes a 2 aulas.

REALIZEI UM AGENDAMENTO DE AULA MAS NÃO PUDE COMPARECER, O QUE FAZER?
Caso tenha um imprevisto ou algum problema pessoal, o(a) aluno(a)/responsável deverá comunicar nossa equipe pedagógica para reagendamento das aulas, tanto na modalidade Presencial quanto na EAD, pois as aulas disponibilizadas são previamente agendadas no Polo ou em nossa plataforma Online.


POSSO REPOR AS AULAS PERDIDAS?
O(a) aluno(a) NÃO DEVERÁ faltar durante o curso. Nos agendamentos de aula, caso ocorram imprevistos o aluno/responsável é responsável por comunicar nossa equipe. Caso isso não ocorra e o aluno falte sem justificar, o mesmo deverá apresentar atestado médico para que possa repor as aulas gratuitamente, caso contrário será cobrado a taxa de R$ 50,00 por hora/aula de reposição. Vale ressaltar que esta multa só será aplicada em faltas sem atestado médico ou que não foram justificadas.

QUANTOS CURSOS EU CONSIGO FAZER?
Depende de cada aluno(a), como o(a) aluno(a) fará os cursos no seu ritmo de aprendizado a quantidade de módulos cursados, duração de cada módulo, depende de: sua frequência, seu aproveitamento (notas), do seu ritmo de aprendizado, podendo variar de aluno para aluno. Faltas devem ser repostas dentro do prazo do contrato. O(a) Aluno(a) só recebe certificado dos módulos concluídos após realização de todas as atividades, aulas e avaliações.

EXISTEM PROVAS? COMO FUNCIONAM?
O(a) aluno(a) será avaliado ao final de cada módulo, a média mínima para aprovação é de 70% (setenta por cento), e o(a) aluno(a) que não atingir a média terá direito a uma segunda chance, se ainda não atingir a média o(a) aluno(a) deverá retornar ao início do módulo. A frequência mínima para formação também é de 70% (setenta por cento) das aulas.

OS CURSOS POSSUEM APOSTILA OU MATERIAL DIDÁTICO?
Todos os nossos cursos possuem apostila didática impressa, completa com informações de apoio e Exercícios. Adicionalmente, dentro do Aplicativo o(a) aluno(a) terá acesso ao material de tecnologia ou profissões de forma gratuita (Exceto Inglês) durante o período de estudo.  Nos cursos de Inglês, o curso acompanha apostilas para cada módulo (com CD áudio), itens essenciais para o aprendizado do aluno.

POSSO CANCELAR O CURSO?
Caso o(a) aluno(a)/responsável necessite CANCELAR o contrato, o mesmo deverá comunicar a escola por escrito (presencialmente ou por email), mediante o pagamento de todas as parcelas devidas até o mês vigente, referentes aos cursos contratados e ao material didático. Também deverá pagar a MULTA DE CANCELAMENTO no valor de UMA PARCELA SEM DESCONTO do curso a ser cancelado. Para compras pelo site, no cartão de crédito em até 12x sem juros, em caso de cancelamento o aluno deverá pagar 20% do valor total do curso referente aos custos da apostila, mais 20% referentes a multa de cancelamento do curso.

COMO POSSO FAZER OS PAGAMENTOS?
Utilizamos, de forma segura e criptografada, pagamentos através do Pagseguro. Os cursos ou combos podem ser adquiridos à vista ou em parcelas. Aceitamos cartão de crédito, débito, boleto e PIX. Na modalidade crédito é debitado apenas as parcelas mensais do seu cartão, não comprometendo o limite total, proporcionando maior comodidade e segurança.

O QUE ACONTECE SE EU DEIXAR ALGUMA PENDÊNCIA FINANCEIRA?
Caso possua dificuldades em pagar as mensalidades dos cursos ou combos, conte conosco para lhe ajudar. Se tiver dificuldades com o pagamento ou com a plataforma de pagamentos, poderá ainda realizar o pagamento presencialmente em nosso polo. Caso não nos comunique de eventuais dificuldades, e se por ventura o aluno deixar qualquer pendência financeira com a escola ao cancelar o contrato, ou se simplesmente não aparecer mais a aula o CECAP se reserva no direito negativar o Responsável junto ao SCPC da ACEP e a positivação será feita somente junto a esse órgão.

A ESCOLA TEM FÉRIAS?
Como o CECAP oferece as modalidade Presencial, EAD ou Híbrido (EAD+Presencial), as férias serão consideradas apenas para fins da modalidade presencial, onde o polo se encontrará fechado. O período de férias/recesso corresponde a última quinzena de Dezembro e a primeira Quinzena de Janeiro (final de ano). Na modalidade EAD o tutor estará disponível em períodos de recesso escolar. A escola se reserva o direito de emendar feriados quando considerar conveniente, avisando os alunos dos respectivos feriados ou recessos.

POSSO USAR CELULAR DURANTE A AULA?
Na modalidade presencial, é proibido o uso de aparelhos sonoros tais como celulares, e outros, dentro da escola, exceto para fins de pesquisa ou outras atividades relacionadas com o curso. Na modalidade EAD, não recomendamos o uso do celular para outros fins além da realização de atividades do curso, pois comprometerá a qualidade do estudo e no aprendizado da aula realizada. Reserve o horário do curso para estudar e concentrar-se na realização dos estudos do cursos escolhido.


A ESCOLA SEGUE O PROTOCOLO DA PANDEMIA CONTRA O COVID?
Na modalidade presencial, por motivo de segurança e protocolo de pandemia é obrigatório: Uso de máscara, medição de temperatura, distanciamento interno, uso de álcool em gel, limpeza de sala e ambientes.

A ESCOLA PODE USAR A MINHA IMAGEM?
O(a) aluno(a) ou responsável, autorizam desde já a escola a divulgar a sua imagem e seu nome para fins de divulgação, promoções, premiações, aniversário, institucional e outros, em qualquer meio de divulgação impresso, eletrônico, televisão, rádio, vídeos, painéis, site, SMS, e-mail, redes sociais, cartazes e outros, sempre resguardando as informações de caráter pessoal e a idoneidade. Caso o aluno não queira que sua imagem seja usada o mesmo deverá manifestar no ato da matrícula. Vale ressaltar que não utilizamos imagens de alunos para quaisquer fins que por ventura prejudiquem ou causem constrangimento ao mesmo, pelo contrário, as imagens que venham a ser utilizadas buscarão ressaltar o aprendizado e evolução de nossos alunos.

DEVO COMUNICAR MUDANÇA DE ENDEREÇO OU DADOS FINANCEIROS?
O(a) aluno(a) compromete-se a comunicar a escola em caso de mudança de endereço, telefone e/ou de quaisquer outros dados pessoais, inclusive dados do responsável financeiro, tanto para sua segurança (financeira e de comunicaçao) quanto para o CECAP.

A ESCOLA MANTERÁ CONTATO COMIGO?
O(a) aluno(a) autoriza a escola a utilizar o envio de SMS (envio de mensagens para celular), WHATSAPP, e-mail e Correios como meios de comunicação e avisos, além disso a escola também poderá fazer anúncios em seu site www.cecapcursos.com.br e suas redes sociais.

O QUE PODE SER CONSIDERADO COM QUEBRA DE CONTRATO?
Caracteriza-se como quebra contratual a falta de pagamento das referidas parcelas e a transgressão de quaisquer das normas: instalar e/ou copiar quaisquer tipos de programa ou Softwares nos computadores do curso, independentemente de qualquer meio ou motivo; o acesso ou exibição de sites, ou endereços pornográficos, ou que atentem contra a moral e o bom costume;  assistir à aula sem camisa,  ou fumando;  comer ou  beber  dentro da sala de aula;  causar  tumultos ou brigas dentro ou próximo das dependências da escola, ou desrespeitar, ainda que verbalmente, qualquer funcionário ou outro(a) aluno(a). Em qualquer um destes casos será cobrada a multa de cancelamento.

E SE HOUVEREM OUTRAS DÚVIDAS?
Qualquer outra dúvida poderá ser esclarecida pelos nossos canais de atendimento: (whats e telefone) (41) 3422-6657 ou email: [email protected] . O Aluno(a) e seu responsável legal declaram estar cientes desde regulamento, fica eleito o foro da Cidade de Paranguá - PR, para decidir qualquer litígio decorrente do presente instrumento.

Desenvolvido por